Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento | Universidade FUMEC

PROGRAMA DE DOUTORADO E MESTRADO
EM ADMINISTRAÇÃO

recomendado pela CAPES

Cotidiano

O Programa de Pós- Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento tem por objetivo a formação de pessoal qualificado técnica e cientificamente para a atividade de gestão, ensino e de pesquisa na área interdisciplinar de Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e se regerá pelas Normas Gerais de Pós- Graduação da Universidade FUMEC.

Constituem objetivos do PPGSIGC:

  • Em relação aos discentes: formar docentes, pesquisadores e profissionais capazes de desenvolver e disseminar o conhecimento cienfitíco e tecnológico;
  • Em relação aos docentes: dar-lhes condições de desenvolver a gama de atividades inerentes ao programa de ensino, orientação, pesquisa e extensão que visem à consolidação e desenvolvimento das linhas de pesquisa em que atuam;
  • Em relação à Instituição: fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma sistemática, por meio da institucionalização de linhas de pesquisa, permanentemente alimentadas por novos projetos, novos pesquisadores e parcerias com outras instituições;
  • Em relação à comunidade: propiciar avanços em parcerias técnicas e tecnológicas na área de concentração com vistas à apoio às organizações em projetos de pesquisa e desenvolvimento.


O PPGSIGC é organizado por uma única área de concentração Gestão de Sistemas de Informação e do Conhecimento, e por duas linhas de pesquisa:
Gestão da Informação e do Conhecimento e Tecnologia em Sistemas de Informação que buscam amparar o discente em temáticas de tecnologias e sistemas de informações e de gestão, bem como reunir pesquisadores autônomos, responsáveis por projetos cujos objetivos estejam interrelacionados. A área de concentração denota um conjunto de linhas de pesquisas aplicadas aos processos relacionados à coleta, organização, disseminação e uso da informação e do conhecimento, intermediados por tecnologias e sistemas de informação.

Organização do Curso de Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento:

A estrutura acadêmica do Curso de Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento é elaborada em consonância com as diretrizes fixadas pela CAPES. O Curso, com duração de 24 meses, destina-se a portadores de diploma de curso superior, em nível de bacharelado, licenciatura plena ou de tecnólogos, reconhecidos pelo MEC, em quaisquer áreas do conhecimento.

O currículo do Curso de Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento é organizado por semestre e as disciplinas são cursadas em bimestres, para agilizar a acreditação e concentração de conteúdos temáticos e exibilização de carga didática de professores para pesquisa e orientação. A escolha de disciplinas optativas, p elos alunos, é facilitada p ela participação do orientado.

O Curso se caracteriza como um conjunto de atividades curriculares em disciplinas obrigatórias e optativas, tópicos ou seminários, pesquisas teóricas ou práticas, estudos dirigidos ou atividades programadas, oferecendo, aos alunos, maior possibilidade de escolha e aprofundamento temático.
O número total de créditos para integralizar o curso de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento é de 30 (trinta), sendo 24 (vinte e quatro) em disciplinas e trabalho orientado e 06 (seis) relativos à defesa de dissertação. As disciplinas (30 horas aula) correspondem a 02 (dois) créditos sendo que 15 horas de aula de disciplina equivale a 01 (um) crédito. Desta forma, cada mestrando deverá cursar todas as 05 (cinco) disciplinas obrigatórias, 7 (sete) disciplinas optativas e realizar sua defesa de dissertação para integralização curricular.
O aluno que completar todas as exigências regulamentares do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento -Mestrado, receberá o grau de Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

Organização do Curso de Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento:

O curso com duração de 24 (vinte e quatro) meses, no mínimo, e de 48 (quarenta e oito) meses, no máximo, destina-se a portadores de diploma de mestrado, recomendado pela CAPES.

O curso é organizado por semestre e as disciplinas cursadas em bimestres, visando a agilizar a integralização dos créditos de forma a possibilitar a concentração de conteúdos temáticos e flexibilização de carga didática de professores para pesquisa e orientação. A escolha de disciplinas optativas pelos alunos é facilitada pela participação do orientador.

O curso possui flexibilidade nos seguintes aspectos: uso de disciplinas de tópicos especiais; oferta de disciplinas de professor visitante; programação de estágios sanduíches em universidades nacionais e internacionais de referência, aceitação de créditos de outras instituições em nível de doutorado, revalidação de créditos por meio de atividades acadêmicas.