PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO
Área de Concentração:
Gestão de Sistemas de Informação e de Conhecimento.
Linhas de pesquisa:
– Tecnologia e Sistemas de Informação;
– Gestão da Informação e do Conhecimento.
Período de inscrição: até o dia 03/07/2023
Caso as vagas ofertadas para o curso de Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a critério do Colegiado de Pós-Graduação, poderá ocorrer seleção ao longo do ano 2023, em regime de fluxo contínuo;
Número de vagas:
Serão selecionados 10 (dez) alunos portadores de diploma de mestrado, reconhecidos pela Capes;
Local para inscrição: A inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante o envio dos documentos digitalizados no formato PDF via e-mail, para o seguinte endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br, descrição do assunto: Inscrição para o Processo Seletivo do Curso de Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (PPGSIGC) da Universidade FUMEC/2023.
Requisitos para a inscrição:
A inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante o envio dos documentos digitalizados, no formato PDF via e-mail, para o seguinte endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br.
- Formulário de Inscrição, cujo modelo encontra-se disponível em: FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO,devidamente preenchido, assinado e digitalizado, no qual deverá constar a indicação da linha de pesquisa escolhida pelo candidato;
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), que deverá ser paga por meio de boleto bancário impresso, constante do sítio eletrônico: https://sigc.fumec.br/index.php/ingresso/doutorado/, SEM DEVOLUÇÃO EM CASO DE DESISTÊNCIA;
- Diploma e do histórico escolar do curso de graduação, expedidos por estabelecimento reconhecido oficialmente;
- Diploma e do histórico escolar do curso de mestrado recomendado pela CAPES;
- 01 (uma) via digital do Currículo Lattes, elaborado segundo modelo disponível na Plataforma Lattes do CNPq, acesso pelo sítio eletrônico: http://lattes.cnpq.br/,obrigatório no caso de candidato brasileiro. O candidato estrangeiro que não tiver Currículo Lattes deve anexar o Currículo Científico similar ou seu Currículo Vitae; em ambos os casos acompanhados de documentos comprobatórios;
- Comprovante de aprovação em exame de proficiência em língua inglesa, além de em uma segunda língua estrangeira, à escolha do candidato. A certificação de proficiência em segunda língua estrangeira deve ser reconhecida oficialmente pelo governo do país de origem. Serão aceitos certificados de aprovação em exames de proficiência de língua estrangeira realizados pelo: CENEX/ FALE/UFMG, acesso pelo sítio eletrônico: https://cenex.letras.ufmg.br/, para cursos de Pós-Graduação nos últimos 03 (três) anos ou de acordo com prazo vigente no documento;
- Para o candidato estrangeiro de países lusófonos, não será demandado o exame de proficiência em língua portuguesa. Aos demais candidatos estrangeiros será demandado o exame de proficiência em língua portuguesa com nota mínima de 50% (cinquenta) por cento;
- Carta de Intenções detalhando o plano de estudos para o período de 04 (quatro) anos do Doutorado (ver anexo 1);
- 01 (uma) via digital da Dissertação de Mestrado;
- 01 (uma) via digital do Pré-Projeto de Tese, no máximo, 20 (vinte) laudas digitadas (ver anexo 2). O candidato deve explicitar a linha de pesquisa para a qual se inscreve;
- 02 (duas) cartas de recomendação elaboradas por portadores do título de doutorado, em quaisquer áreas do conhecimento, externos à FUMEC (ver anexo 3). As cartas de recomendação devem ser encaminhadas diretamente pelo autor da carta para o e-mail: sec-mestrado@fumec.br;
A não observância de qualquer dos itens do processo de inscrição implicará na eliminação automática do candidato.
Das Etapas (consulte o edital na íntegra):
1ª Etapa Eliminatória: A Primeira Etapa, acontecerá a partir do dia 05/07/2023, e será aplicada a Prova de Conhecimentos, com consulta e duração de 04 (quatro) horas, de acordo com a linha de pesquisa inscrita e bibliografia indicada (ver anexo 4).
A prova será agendada pela Coordenação da Programa e será aplicada remotamente (on-line) a partir de qualquer local físico conveniente ao candidato(a), por meio da plataforma Google Forms.
A primeira etapa se trata de prova de conhecimentos, de natureza eliminatória e terá o valor de 400 (quatrocentos) pontos, devendo o candidato obter, no mínimo, 60% (sessenta por cento) desse valor, ou seja, 240 (duzentos e quarenta) pontos, para ser aprovado nessa primeira etapa. Serão avaliados os seguintes itens: estruturação do texto e abordagem do tema proposto.
O resultado da primeira etapa, será divulgado no sítio eletrônico: https://sigc.fumec.br/index.php/ingresso/doutorado/
2ª Etapa Eliminatória: A Segunda Etapa, acontecerá a partir do dia 05/07/2023, em que deverá ser realizada avaliação oral do pré-projeto e do plano de estudos, seguida de entrevista e arguição, pela Comissão Examinadora. Esta etapa terá o valor de 250 (duzentos e cinquenta) pontos e será exigida a estrutura indicada no anexo 2 para o Pré-Projeto. Serão avaliados os seguintes itens: Pré-Projeto (100 pontos); Entrevista (100 pontos) e Carta de Intenções (50 pontos). O candidato deverá obter, no mínimo, 60% (sessenta por cento) desse valor, ou seja, 150 (cento e cinquenta) pontos, para ser aprovado nessa etapa.
As apresentações dos pré-projetos acontecerão na modalidade à distância (remoto), conforme a lista dos candidatos aprovados para a Segunda Etapa, elaborada pela Comissão Examinadora do Processo Seletivo.
3ª Etapa Eliminatória: A Terceira Etapa será análise do Currículo Lattes e carta de intenções, com valor de 350 (trezentos e cinquenta) pontos. Serão pontuadas: i) Produção bibliográfica seguindo os critérios de qualificação constantes dos documentos da área da área Comunicação e Informação CAPES (150 pontos) e ii) Atuação Profissional, ou seja, maior tempo na atividade comprovados (200 pontos). O candidato deverá obter, no mínimo, 60% (sessenta por cento) desse valor, ou seja, 210 (duzentos e dez) pontos, para ser aprovado nessa etapa.
Critérios de desempate: A nota do Currículo Lattes será utilizada como critério de desempate, após estabelecida a média aritmética das notas obtidas nas etapas descritas nos itens 6.1 e 6.2. do Edital.
Resultado Final:
O resultado final do Processo Seletivo será divulgado pela Secretaria do Programa pelo site do Programa e afixado nas dependências do Curso no dia 12/07/2023 pela Secretaria Stricto Sensu. Os candidatos classificados (aprovados no limite das vagas oferecidas) serão listados em ordem decrescente das médias apuradas e a convocação para a matrícula será divulgada oficialmente pela Secretaria do Curso.
A apuração do resultado consistirá na média aritmética das notas obtidas nas etapas descritas, exigindo-se um mínimo de 70% (setenta por cento) de aproveitamento. Para o resultado final do Processo Seletivo, os candidatos classificados (aprovados no limite das vagas oferecidas) serão listados em ordem decrescente das médias apuradas e a convocação para a matrícula será divulgada oficialmente pela Secretaria do Curso e pelo site eletrônico: https://sigc.fumec.br/index.php/ingresso/
Matrícula:
As matrículas serão realizadas nos dias 13/07/2023 a 17/07/2023, conforme data estabelecida pela comissão de seleção.
Documentos complementares para matrícula que serão enviadas para o endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br:
- Requerimento de matrícula, disponível na Secretaria do Curso, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato;
- Comprovante de pagamento da matrícula (disponível no Setor Financeiro da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC, concomitante à assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais);
- Documento oficial de identidade, no caso de candidato brasileiro, ou página de identificação do passaporte para o caso de candidato estrangeiro;
- CPF, no caso de candidato brasileiro;
- Certidão de nascimento ou casamento, no caso de candidato brasileiro;
- Título de eleitor e certidão de situação eleitoral (pode ser obtida pelo sítio eletrônico da Justiça Eleitoral – http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral,no caso de candidato brasileiro;
- Comprovante de residência recente (últimos quatro meses), no caso de candidato brasileiro;
- Apresentação, pelos candidatos estrangeiros, à Secretaria do Programa, do Registro Nacional de Estrangeiro – RNE, ou passaporte com Visto Permanente ou Visto Temporário de Estudante válido, documento que comprove filiação, bem como demais documentos regulamentados pela legislação específica.
Início das aulas:
O início das aulas do Curso de Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento está previsto para 07 de agosto de 2023, conforme o Calendário do Programa de Doutorado e Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (PPGSIGC), a ser definido pela Universidade FUMEC. As aulas serão realizadas, presencialmente, na Rua Cobre, 200 (Campus Universitário), Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, facultado o sistema remoto, enquanto permitido pela CAPES.
ANEXOS:
- ANEXO 1 – ROTEIRO DA CARTA DE INTENÇÕES
- ANEXO – 2-ROTEIRO-PRÉ-PROJETO-DE-TESE
- ANEXO 3 – MODELO DA CARTA DE RECOMENDAÇÃO
- ANEXO 4 – PROGRAMA PARA PROVA ESCRITA
- CONDIÇÃO DE PAGAMENTO
- e-BOOK NORMAS PARA REDAÇÃO/FUMEC
Mais informações consulte: