Mestrado

Faça Aqui sua Inscrição

O Reitor da Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, as normas para seleção dos candidatos ao Curso de Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

Área de concentração: Gestão de Sistemas de Informação e do Conhecimento.
Linhas de pesquisa:
– Tecnologia e Sistemas de Informação e;
– Gestão da Informação e do Conhecimento.

Atos Legais de Autorização:
O curso, recomendado pela CAPES, em 25 de outubro de 2010, de acordo com o Ofício n.º 054-24/2010/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/CAPES, com duração de 24 (vinte e quatro) meses, destina-se aos portadores de diploma de bacharelado, licenciatura plena ou superior de tecnologia, reconhecidos pelo MEC, em qualquer área do conhecimento.

Das Vagas: Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas anuais (2022);
Período de inscrição:  de 18/10/2021 a 07/02/2022 (dezoito de outubro de dois mil e vinte e um a sete de fevereiro de dois mil e vinte e dois), enquanto houver vagas, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Mestrado. Caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a juízo do Colegiado de Pós-Graduação, poderá ocorrer seleção ao longo do ano 2022, em regime de fluxo contínuo;
Local de inscrição:  a inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante o envio dos documentos digitalizados, no formato PDF via e-mail, para o seguinte endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br.

Documentação exigida:

A inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição disponibilizado no site do Curso de Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, disponível eletronicamente em: Faça aqui sua inscrição, devidamente preenchido, assinado e digitalizado, no qual deverá constar a linha de pesquisa escolhida pelo candidato: a) Tecnologia e Sistemas de Informação ou b) Gestão da Informação e do Conhecimento;
  • Comprovante de pagamento da inscrição: R$ 100,00 (cem reais), que deverá ser paga por meio de boleto bancário, constante do site: https://sigc.fumec.br/index.php/ingresso/mestrado-profissional/.  Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência ou ausência, a qual será revertida exclusivamente para os gastos inerentes à realização do presente certame;
  • b) uma foto 3 x 4
  • d) histórico escolar de graduação e de pós-graduação (se for o caso);
  • e) Curriculum Vitae no modelo Plataforma Lattes do CNPQ, que contenha produção científica, experiência docente e profissional (formato PDF);
  • f) diploma de curso superior, em nível de bacharelado, licenciatura plena ou de graduação tecnológica, reconhecidos pelo MEC, em quaisquer áreas do conhecimento, ou documento atestando que o candidato vai colar grau no final do corrente semestre, ou que ele se formou e está aguardando diploma.

No caso da apresentação de documento atestando que o candidato irá colar grau no final do corrente semestre ou que se formou e está aguardando o diploma, fica expressamente definido que a não apresentação injustificada do respectivo diploma, dentro do prazo estipulado pela Universidade em documento próprio, implica a imediata reprovação do candidato no presente certame, rescindindo de pleno direito qualquer contrato de prestação de serviços entabulado entre as partes referente ao objeto deste Processo Seletivo, bem como elidindo a possibilidade de restituição de valores pagos a título de inscrição e referentes à prestação de serviços já realizada.

Etapas da Seleção:
Primeira Etapa (classificatória e eliminatória):
A Primeira Etapa, a ser realizada no dia 08/02/2022 (oito de fevereiro de dois mil e vinte e dois) terça-feira, às 18h (dezoito horas), serão aplicadas as seguintes provas de caráter eliminatório:
– Prova de Redação, de caráter eliminatório – 100 (cem) pontos;
Prova objetiva de Inglês, de caráter classificatório – 100 (cem) pontos;
Prova Objetiva de Raciocínio Lógico e Quantitativo, de caráter classificatório – 100 (cem) pontos.

As provas acontecerão na modalidade à distância (on-line), por meio da Plataforma Google Forms. Os candidatos deverão obter o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos na prova de Redação, que possui o valor máximo de 100 (cem) pontos, para não serem eliminados.

Segunda Etapa (eliminatória):
A segunda etapa consiste de avaliação dos candidatos, mediante entrevista com análise do curriculum vitae e dos resultados das provas da primeira etapa. Serão considerados os seguintes critérios no que se refere à segunda etapa: formação acadêmica (Graduação e Especialização); experiência profissional (acadêmica, técnica e gerencial); experiência em pesquisa (bolsa de iniciação científica, artigos publicados em periódicos ou eventos nacionais ou internacionais, estar cursando e/ou ter cursado, com aprovação, disciplinas isoladas no Curso de Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento; disponibilidade para dedicação efetiva ao curso; tema de investigação e sua compatibilidade com as linhas de pesquisa estabelecidas; e, interesse em atividades de pesquisa.

As entrevistas acontecerão nos dias 10 e 11/02/2022, quinta-feira e sexta-feira, na modalidade à distância (on-line). A lista dos candidatos, com a indicação do dia e o horário das entrevistas, será divulgada no site: https://sigc.fumec.br/index.php/ingresso/mestrado-profissional/ e afixada na Secretaria Stricto Sensu, no dia 09/02/2022.

Resultado Final:
O resultado final do Processo de Seleção e a convocação para a matrícula serão divulgados oficialmente, pela Secretaria Stricto Sensu, no dia 14/02/2022, a partir das 18h (dezoito horas).
Matrícula:
Datas das matrículas: 15/02/2022 e 16/02/2022 (quinze e dezesseis de fevereiro de dois mil e vinte e dois).
Documentos complementares para matrícula:
A matrícula será efetivada mediante o pagamento da primeira parcela, assinatura e entrega do contrato de prestação de serviços educacionais, bem como o envio da documentação digitalizada por meio do endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br, conforme detalhes a saber:
  • Requerimento de Matrícula (disponível na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento), devidamente preenchido, assinado pelo candidato e digitalizado;
  • Comprovante de pagamento da matrícula (disponível na Tesouraria da FACE/FUMEC, quando da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais);
  • Documento de identidade;
  • CPF/MF;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Título de eleitor, no caso de candidato brasileiro;
  • Documento comprobatório de cumprimento das obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino e de nacionalidade brasileira;
  • No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica.
Início das aulas:
O início das aulas do Curso de Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento está previsto para fevereiro de 2022, conforme o Calendário do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (PPGSIGC), a ser definido pela Universidade FUMEC. As aulas serão realizadas, presencialmente, na Rua Cobre, 200 (Campus Universitário), B. Cruzeiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, facultado o sistema remoto, enquanto permitido pela CAPES.
Funcionamento do curso:
O curso apresenta flexibilidade na oferta de disciplinas nos dias úteis em períodos diurnos, vespertinos e noturnos e aos sábados, em períodos diurnos e vespertinos.
Certificado conferido:
Diploma de Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

http://ppg.fumec.br/sigc
Rua Cobre, 200 – FACE 2 – sala E105 – B. Cruzeiro – BH – MG – CEP : 30.310-190 ;
Informações Acadêmicas: (31) 3280-5000 / sec-mestrado@fumec.br
Informações Financeiras:(31) 3228-3068 ou 3228-3069  / contasareceber@fumec.br

Informações Gerais:
– Veja o Edital Completo aqui

 Novas condições de pagamento, mais informações, clique aqui.