Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento | Universidade FUMEC

PROGRAMA DE DOUTORADO E MESTRADO
EM ADMINISTRAÇÃO

recomendado pela CAPES

Pós-Doutorado

O Pós-Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento compreende a realização de atividades de pesquisa, sob a supervisão de docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento/ da Universidade FUMEC, não constituindo curso ou nível de formação nem resultando em grau ou título acadêmico.

O Programa de Pós-Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC objetiva:

  1. qualificação avançada para exercício de docência, investigação científica e atividades profissionais e intercâmbio construtivo e ampliação de experiências;
  2. formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico;

III. cooperação acadêmica e científica entre professores e pesquisadores de diferentes instituições;

  1. incremento da cooperação científica com organizações do setor produtivo e com entidades públicas e privadas.

O participante do Pós-Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento é considerado aluno regular da Universidade FUMEC, e tem direito:

  1. aos serviços e recursos, abaixo relacionados, disponibilizados pela Universidade ao corpo discente: a) cartão de acesso estudantil ao Campus da Universidade; b) acesso aos serviços de consulta e empréstimo da Biblioteca; c) utilização de salas públicas e laboratórios de informática da Universidade e da respectiva área, com senha de acesso; d) utilização de laboratórios de ensino e pesquisa específicos da respectiva área de investigação.
  2. a orientação, assistência e acompanhamento, de Professor Supervisor designado para este fim, às atividades científicas e acadêmicas do respectivo Estágio Pós-Doutoral;

III. a participação, colaboração ou desenvolvimento de atividades de ensino, orientação e avaliação, em cursos de graduação e pós- graduação e em cursos e eventos de extensão, previstas no plano de atividades científicas e acadêmicas de pós-doutorado;

  1. ao Certificado de Pós-Doutorado, a ser expedido ao término do período, mediante avaliação positiva de parte do Professor Supervisor e aprovação de parte do Colegiado do PPGSIGC e do relatório final das atividades.

INGRESSO

Para participar é preciso possuir título de Doutor nas áreas de Tecnologia, Comunicação, Informação e interdisciplinar.

A candidatura ao Pós-Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento na Universidade FUMEC será sempre formalizada mediante solicitação do interessado à Coordenação do PPGSIGC com indicação da linha de pesquisa em que pretende realizar suas atividades, proposição de Professor Supervisor e apresentação da documentação acadêmica exigida, bem como da proposta de atividades científicas e acadêmicas para o pós-doutorado.

O Pós-Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento na Universidade FUMEC tem a duração de, no mínimo 6 meses (dois bimestres), e, no máximo de 12 meses (oito bimestres), podendo haver prorrogação de até 12 meses (quatro bimestres), no máximo, a critério do Colegiado do PPGSIGC.

REQUISITOS E DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A SOLICITAÇÃO DE PÓS-DOUTORADO

A candidatura ao Pós-Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento na Universidade FUMEC será formalizada mediante solicitação à Coordenação do PPGSIGC, pelo e-mail: sec-mestrado@fumec.br, com indicação da linha ou projeto de pesquisa em que pretende realizar suas atividades e proposição de Professor(a) Supervisor(a), instruindo-a com os seguintes documentos:

  1. cópia do diploma de Doutor e, na ausência deste, cópia do Certificado de Conclusão do Doutorado, expedido por instituição com Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecido, bem como do histórico com as respectivas disciplinas cursadas;
  2. cópia do currículo atualizado gerado na Plataforma Lattes e, no caso de candidato estrangeiro, cópia de curriculum vitae completo, incluindo referências sobre produção científica e publicações;

III. plano de atividades científicas e acadêmicas a serem desenvolvidas, incluindo projeto de pesquisa resumido;

  1. declaração de aceite do Professor Supervisor proposto;
  2. declaração de que dispõe de tempo integral, no caso de beneficiário de bolsa de pós-doutorado proveniente de agência de fomento, ou, de no mínimo, 20 horas semanais, nos demais casos, para dedicar-se às atividades científicas e acadêmicas que constituem o respectivo plano de atividades;
  3. comprovante de liberação plena das atividades, ou, de liberação parcial compatível com a dedicação de 20 horas semanais às atividades do Pós-Doutorado, em caso de vínculo empregatício;

VII. cópia de documento de Identidade e do CPF, e, para candidato estrangeiro, cópia do Passaporte e do visto de permanência no Brasil.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

  1. Formulário de inscrição preenchido e assinado;
    I. cópia do diploma de Doutor e, na ausência deste, cópia do Certificado de
    Conclusão do Doutorado, expedido por instituição com Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecido, bem como do histórico com as
    respectivas disciplinas cursadas;
    II. cópia do currículo atualizado gerado na Plataforma Lattes e, no caso de candidato estrangeiro, cópia de curriculum vitae completo, incluindo referências sobre produção científica e publicações;
    III. plano de atividades científicas e acadêmicas a serem desenvolvidas, incluindo projeto de pesquisa resumido;
    IV. declaração de aceite do Professor Supervisor proposto;
    V. declaração de que dispõe de tempo integral, no caso de beneficiário de bolsa de pós-doutorado proveniente de agência de fomento, ou, de no mínimo, 20 horas semanais, nos demais casos, para dedicar-se às atividades científicas e acadêmicas que constituem o respectivo plano de atividades;
    VI. comprovante de liberação plena das atividades, ou, de liberação parcial compatível com a dedicação de 20 horas semanais às atividades do Pós-Doutorado, em caso de vínculo empregatício;
    VII. cópia de documento de Identidade e do CPF, e, para candidato estrangeiro, cópia do Passaporte e do visto de permanência no Brasil

As inscrições presenciais serão aceitas de 2ª a 6ª feira, no horário das 8 às 20 horas, na Secretaria Acadêmica Universidade FUMEC, localizada na Rua Cobre, 200 –  1º andar – Prédio FACE – Cruzeiro – 30310-190 – BH/MG.

Caso o candidato opte por formalizar a inscrição por meio de correspondência impressa, deverá remeter o formulário devidamente preenchido e os documentos para o endereço indicado, em envelope lacrado, por meio de carta com aviso de recebimento.

Na hipótese do candidato optar por realizar a inscrição por e-mail, o formulário de inscrição deverá ser instruído com cópia, em formato PDF, de todos os documentos, que deverão ser remetidos para o seguinte endereço de e-mail: sec-mestrado@fumec.br.

Após a aprovação do candidato, a inscrição definitiva no Programa dependerá da apresentação dos originais dos documentos acima descritos.

DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção composta por 02 (dois) docentes do PPGSIGC  indicados pelo Colegiado do Curso ao qual o orientador/supervisor está vinculado.

A Comissão irá proceder ao exame das propostas submetidas, bem como dos planos de trabalho, sendo, ainda, observados os seguintes critérios e requisitos para o julgamento das propostas:
– Existência de aceite do orientador/supervisor;
– Análise do mérito, relevância e viabilidade do conteúdo do projeto, bem como sua originalidade ou caráter de inovação;
– Pertinência do Plano de trabalho apresentado pelo candidato;
– Qualificação do candidato.

RESULTADO FINAL:
O resultado da seleção será divulgado em até 45 (quarenta e cinco) dias corridos, contados da data do recebimento do pedido formulado pelo candidato.

 

INFORMAÇÕES GERAIS
Rua Cobre, 200 – 1º andar – Prédio E (FACE II) – B. Cruzeiro;
Belo Horizonte, Minas Gerais
CEP: 30310-190
Tel.:  (31) 3280-5000

 

DOCUMENTOS IMPORTANTES
RESOLUÇÃO DO CONSUNI Nº 032/2021  clique aqui
MODELO DO PLANO DE TRABALHO DE PÓS-DOUTORADO  clique aqui
MODELO DO PROJETO DE PESQUISA  clique aqui
RELATÓRIO DE ATIVIDADES  clique aqui