Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento | Universidade FUMEC

PROGRAMA DE DOUTORADO E MESTRADO
EM ADMINISTRAÇÃO

recomendado pela CAPES

Histórico

O Curso de Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento foi implantado na FACE- Faculdade de Ciências Empresariais. A FACE/FUMEC mantém o curso de graduação na área de Administração desde 1966, o curso de Ciência da Computação desde 2000, o mestrado acadêmico a partir de 2004, avaliado pela CAPES com conceito 3(três) em 2009, e o doutorado acadêmico, desde 2009, avaliado com conceito 3 (três) pela CAPES.

No âmbito da graduação, o curso de STPD (Superior em Tecnologia de Processamento de Dados), graduação de nível superior com 3 anos de duração, foi oferecido de 1987 a 2000. Em 2000, o curso de STPD foi desativado, evoluindo para o Bacharelado em Ciência da Computação. Paralelamente, no âmbito do lato sensu, a FACE-FUMEC possui bastante tradição. O curso de Pós-Graduação em Análise de Sistemas foi oferecido de 1990 a 1994. Em 1995, o curso evoluiu para Gestão da Tecnologia da Informação, sendo oferecido com esse nome até 2007. Em 2007, o curso sofreu uma nova reestruturação, adquirindo uma abordagem interdisciplinar e passando a se chamar Engenharia de Software e Governança de TI. A FACE-FUMEC também oferece, continuamente, cursos de pós-graduação em Gerenciamento Estratégico de Projetos (desde 2006) e Gestão da Segurança da Informação (desde 2007).

O Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento reflete a evolução das atividades acadêmicas interdisciplinares, compreendidas pelos cursos lato sensu, nas áreas de Tecnologia e Gestão, pelos bacharelados em Ciência da Computação e Administração de Mestrado em Administração, da Universidade FUMEC. O curso busca atender a demanda crescente, do mercado regional, por profissionais com destacado saber acadêmico nas áreas de tecnologia e gestão organizacional. A Universidade FUMEC assegura os recursos necessários para a viabilização do Programa, visando a possibilitar o desenvolvimento da produção de conhecimento de excelência acadêmica e de interesse econômico e social.

O Programa está estruturado em uma área de concentração, Gestão de Sistemas de Informação e do Conhecimento, compreendendo duas linhas de pesquisa: -Gestão da Informação e do Conhecimento; -Sistemas e Tecnologia de Informação. A escolha de uma única área de concentração, consistindo de duas linhas de pesquisa, coaduna-se com o perfil das organizações da região do entorno da localização do curso, com as demandas profissionais e acadêmicas de potenciais discentes e com o perfil de motivação, formação e experiência do corpo docente. Vale lembrar que, embora a estrutura do curso esteja definida em linhas de pesquisa, poderão existir outros projetos que contemplem domínios conexos a esses campos temáticos, aspecto desejável em programas interdisciplinares.